titulo


Como funciona o flash?

Uma das perguntas que meus amigos mais me fazem é como utilizar o flash de forma criativa na fotografia. Muitos têm dificuldades na sua utilização, ou porque não entendem seu comportamento, ou porque não entendem sua forma básica de utilização. Antes de entramos na questão de utilização do flash de forma criativa, que será conteúdo de outro artigo, primeiro precisamos entender seu funcionamento básico e como ele se comporta quando vamos fazer uma foto. Vale ressaltar que não pretendo entrar em todos os detalhes possíveis na utilização do flash e suas variações, pois o assunto é extenso. O que pretendo é dar uma explicação básica para que vocês possam passar a entende-lo e utilizá-lo em suas fotografias.

Neste artigo irei abordar os seguintes tópicos:

  • Funcionamento técnico básico do flash e seus componentes
  • Tipos de flash
  • Incluindo o flash na foto e suas consequências
  • Velocidade de sincronismo
  • Qual modo devo usar: TTL ou manual?
  • Modificadores de luz

Funcionamento Básico do Flash

Vamos começar do início. Você sabe, basicamente, como um flash funciona? Veja o diagrama abaixo.

O flash é composto por um corpo, onde ficam todos os componentes eletrônicos, e uma cabeça, onde fica a lâmpada do flash. Dentro do corpo temos as pilhas e um dos componentes eletrônicos é o capacitor. Vejamos como ele funciona:

A pilha é o que dá energia ao flash. Ela faz o flash funcionar eletronicamente (acender o painel atrás, LEDs, etc.) e também fornece energia para a lâmpada se acender, realizando seu disparo. No entanto, o consumo de energia pela lâmpada é muito grande e muito rápido. As pilhas não são capazes de fornecer toda essa energia de uma vez e rapidamente para a lâmpada. Para isso existe o capacitor.


Comentários

Increva-se

Receba notícias sobre novas receitas e nossos produtos!